quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Balanço semanal

Eu sinto-me envergonhada por ter estado tanto tempo ausente mas não tenho tido muito sossego nestas duas semanas.
No Sábado tive que trabalhar e só estive com a minha pequenina na parte da tarde. Ainda por cima, quando cheguei a casa fiquei a saber que a minha princesa tinha dormido cerca de 40 minutos todo o dia e que tinha acordado com um choro aflitivo que durou quase uma hora. Ainda bem que a minha mãe estava cá em casa porque quando a Maria tem dores não quer o colinho do pai, prefere a mãe e desta vez preferiu o da avó. Fiquei muito angustiada por saber que pela primeira vez a minha filha acordou a chorar e eu não estive presente para a consolar. E claro, ainda fiquei mais angustiada porque na creche não terá ninguém conhecido...
Passei o resto da tarde agarrada à minha filha, não a largando para nada e a minha pulguinha completamente aninhada no meu colo (prometo colocar imagem quando o vídeo sair do telelé). :)
A ida da minha filha para a escola foi mais complicada para mim do que para ela. Depois de levar quase uma semana com insónias, acordeimais um dia angustiada por ser o dia D. Tinha mesmo que ser...
Levantámo-nos por volta das 8 e despachámo-nos com muita calma. Chegámos à creche por volta das 10 da manhã. Quando chegámos uma das auxiliares veio ter connosco e falou com a Maria, a qual fez um beicinho do tamanho do mundo e começou a chorar, mas assim que chegámos à sala dela e ela viu outras crianças calou-se. A educadora veio ter connosco e tinha outra menina ao colo. Claro que a minha pequenina já não chorou e quando a educadora lhe deu uma bola, ela foi logo brincar com a dita para longe de nós. Apesar de duas meninas estarem a chorar, a Maria continuou a brincar com a bola indiferente ao resto. Fomos embora com a promesa de voltar depois do almoço, por volta do meio dia, para a irmos buscar. Antes da hora marcada a educadoa telefonou e disse que a Maria tinha almoçado e que tinha muito sono, por isso ela ia colocá-la na cama e assim foi. O balanço do primeiro dia foi muito positivo: a Maria comeu bem a sopa e a fruta, o segundo prato mandou-as comer por ela, lol, e chorou antes de dormir e também acordou a choramingar. O pai foi buscá-la às duas da tarde e ela já só soluçava.
Senti-me um pouco mãe desnaturada por, apesar de nervosa e ansiosa, não ter tido vontade de chorar. Mas ela ficou tão bem...
À noite comeu bem e dormiu que nem um anjo.
No segundo dia fomos no mesmo horário. A educadora veio ter connosco e levou a Maria até uma mesa de actividades musical que ela adorou. Ficou lindamente e nem chorou quando foi para a cama mas dormir também não queria. Segundo a auxiliar a Maria queria era brincadeira e fartava-se de falar. Adormeceu por volta do meio-dia e só acordou às três porque as janelas foram abertas. Um show! Quando chegámos lá tinham acabado de lanchar e ela ainda estava à mesa sentadinha a brincar enquanto alguns terminavam a refeição. Veio para nós toda contente. É engraçado que nunca chora a fazer queixinhas.
De manhã, antes de eu ir trabalhar, ainda conseguimos ir às compras! Há quanto tempo é que não tinhamos que fazer compras a correr!
Hoje foi o terceiro dia!
Fomos mais cedo e quando a Maria percebeu onde estava... começou a dar aos braços e às pernas de contentamento. Assim que nos aproximámos da sala quis ir logo para o chão e quando lhe fizemos adeus, riu-se muito e continuou na mesa de actividades. O papá foi buscá-la depois do lanche e eles estavam a ouvir uma história. Assim que entrou no corredor, o pai ouviu-a logo rir e gritar (de alegria) e quando chegou à sala ela estava sentada a dar aos braços e a "contar" a história com a educadora. Muito fofa. Hoje também dormiu bem mas nada de sólidos!
Quando chegamos a casa a minha filha vem sempre com fome. Eu sei que ela lá come bem mas a energia que gasta também é maior. Ainda pensei que não fose acordar à noite para o leitinho mas estava enganada... continua a acordar por volta da meia-noite.
Em três dias de creche noto algumas diferenças nela. Agora é um pequeno diabrete que pensa que sabe andar e só faz asneiras. Está mais desenvolta fisicamente e parece que começa a articular mais sons (falar que é bom, nada!). Hoje deu um tombo porque estava de pé sem se agarra a nada e baixou-se para apanhar uma bola. Deve ter ido de cabeça! Veio para casa com pomadita na testa mas muito feliz e eléctrica.
Agora fico mais descansada porque sei que ela gosta de lá estar!
Ainda bem!
Acho que a minha princesa ainda vai ficar muito triste quando perceber que no fim-de-semana não há escolinha. lol
Para ela não estranhar a falta de agitação, neste Sábado vamos a mais um concerto musical e talvez visitemos a feira medieval de Salir.
A ver vamos!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Mas será possível?

Mas será possível que no dia 26 de Agosto a minha filha tenha feito 11 meses e eu não o tenha anunciado aqui?
-Sim, é mesmo verdade... embora a tenha enchido de beijos repenicados, nem comentei aqui o assunto. Mas a mamã e o papá lembraram-se filhota linda!
Mas será possível que na Primark eu tenha comprado pijamas de 12 a 18 meses à minha filha e que lhe estejam pequenos?
- Ah pois é! Vim eu toda lampeira convencida de que tinha comprado pijamas com fartura para a piquena e hoje, no dia em que vestiu o primeiro pela primeira vez, quase que não lhe serve! Mas como é que isto é possível se ela só tem 11 meses? Eu tenho a certeza de que comprei o número certo mas na verdade já não me lembro dos cm a que correspondia a idade. Fogo! Não dá para estar a ir a Lisboa comprar roupa por ser mais barata porque assim já não compensa... e logo uma loja que não vende online...
Mas será possível que a minha filha esteja novamente com paizite aguda?
-Isto aqui em casa volta e meia é vira o disco e toca o mesmo. Ela só quer o pai e para tudo: para mudar a fralda, para ir para o colinho, para colocar na cama, para brincar, para rir, para chorar... enfim... mãe que é bom, nada! Ó sorte macaca a minha que logo nos últimos tempos em que estou em casa a cuidar da minha princesa em exclusividade ela farta-se de mim! Mãe sofre! E eu sofro... tenho uma ciumeira tremenda!
Mas será possível que a minha filha desde que começou a gatinhar só quer andar é de pé?
-Nem mais! Antes não se mexia, agora não está quieta um segundo. Basta me virar de costas para que ela desapareça a alta velocidade. Se estamos na cozinha, foge para o hall de entrada ou para o corredor e se estamos no quarto dela, foge imedatamente para a casa de banho para se debruçar na banheira. E lá ando eu atrás da minha filha na tentativa de evitar que a piolha caia mal (porque se eu vir que ela está em segurança eu não a seguro) ou que parta um dente!
Mas será possível que a minha filha quando fica com a minha mãe não reclama para ir para a cama e dorme até às 4 da tarde?
-Isto com a avozinha querida a coisa funciona de outra forma! Se nos últimos dias de férias em que a Maria esteve com os pais a migalha não queria dormir à tarde, com a minha mãe é almoçar, arrotar e cama até às 4. Nem mais! Até dá para a avó dormir a folga e ver a novela. E não é tudo! Com a avó também faz adeus à vizinha que a vê diariamente na varanda das traseiras e é simpática para a senhora do café ( e logo a minha filha, que dificilmente mostra os dentes a alguém!). Isto há com cada uma!
Mas será possível que a minha filha entre para a escola na próxima semana e eu já ande amargurada com o assunto?
-Ai que angústia! Entra para a escola e faz um ano no final do mês...
Com quase um ano... no ano passado por esta altura andava eu super angustiada pelo facto da minha filha não estar a desenvolver convenientemente na barriga...
Mas será possível que a minha entidade patronal tenha organizado uma palestra sobre higiene e segurança alimentar cuja oradora parecia a Floribela acabada de sair do rancho folclórico e falava connosco como se fossemos uns incultos e não respeitassemos quaisquer regras de higiene na nossa casa?
-Olhem que eu naquela horita só aprendi a fazer asneiras. A sério... não estou a ser mazinha... a senhora dizia coisas como: quando colocam um alimento no frigorífico que está a pingar, como peixe fresco, por exemplo, devem colocar na última prateleira para não contaminar os alimentos cozinhados que estão em baixo. Olhem a minha pergunta é simples: existe alguém que coloque comida confeccionada no frigorífico sem estar tapada e peixe fresco a pingar sem estar protegido? Ó pá, eu sei que muita gente deve ser assim, mas o público-alvo da palestra eram pessoas novas e bem informadas sobre o assunto. Claro que a senhora até podia não saber disto, mas nós até lhe demos a entender... Enfim... Supostamente também aprendemos que os rótulos dos alimentos têm que estar em português e que não devemos limpar o chão e as mãos com o mesmo pano de cozinha sem que este seja lavado (mas só se estivermos a cozinhar!). AAAAAIIIIIIIIIIIIII!!!!!! No entanto, assegurou-nos que podemos usar colheres de pau à vontadex porque lhe fazem lembrar a avó e a sua infância.
Mas será possível que ao longo da semana andemos a "pastar" sem nada para fazer naquela instituição e que tenhamos que ir trabalhar no sábado?
-No comments.
Mas será possivel que a minha filha coma pão e bolachas à dentada e que o segundo prato lhe dê grómitos?
-É só manha! Ai filhotinha... e nós achamos piada e ainda nos rimos!
Amamos-te muito princesa!