quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Balanço semanal

Eu sinto-me envergonhada por ter estado tanto tempo ausente mas não tenho tido muito sossego nestas duas semanas.
No Sábado tive que trabalhar e só estive com a minha pequenina na parte da tarde. Ainda por cima, quando cheguei a casa fiquei a saber que a minha princesa tinha dormido cerca de 40 minutos todo o dia e que tinha acordado com um choro aflitivo que durou quase uma hora. Ainda bem que a minha mãe estava cá em casa porque quando a Maria tem dores não quer o colinho do pai, prefere a mãe e desta vez preferiu o da avó. Fiquei muito angustiada por saber que pela primeira vez a minha filha acordou a chorar e eu não estive presente para a consolar. E claro, ainda fiquei mais angustiada porque na creche não terá ninguém conhecido...
Passei o resto da tarde agarrada à minha filha, não a largando para nada e a minha pulguinha completamente aninhada no meu colo (prometo colocar imagem quando o vídeo sair do telelé). :)
A ida da minha filha para a escola foi mais complicada para mim do que para ela. Depois de levar quase uma semana com insónias, acordeimais um dia angustiada por ser o dia D. Tinha mesmo que ser...
Levantámo-nos por volta das 8 e despachámo-nos com muita calma. Chegámos à creche por volta das 10 da manhã. Quando chegámos uma das auxiliares veio ter connosco e falou com a Maria, a qual fez um beicinho do tamanho do mundo e começou a chorar, mas assim que chegámos à sala dela e ela viu outras crianças calou-se. A educadora veio ter connosco e tinha outra menina ao colo. Claro que a minha pequenina já não chorou e quando a educadora lhe deu uma bola, ela foi logo brincar com a dita para longe de nós. Apesar de duas meninas estarem a chorar, a Maria continuou a brincar com a bola indiferente ao resto. Fomos embora com a promesa de voltar depois do almoço, por volta do meio dia, para a irmos buscar. Antes da hora marcada a educadoa telefonou e disse que a Maria tinha almoçado e que tinha muito sono, por isso ela ia colocá-la na cama e assim foi. O balanço do primeiro dia foi muito positivo: a Maria comeu bem a sopa e a fruta, o segundo prato mandou-as comer por ela, lol, e chorou antes de dormir e também acordou a choramingar. O pai foi buscá-la às duas da tarde e ela já só soluçava.
Senti-me um pouco mãe desnaturada por, apesar de nervosa e ansiosa, não ter tido vontade de chorar. Mas ela ficou tão bem...
À noite comeu bem e dormiu que nem um anjo.
No segundo dia fomos no mesmo horário. A educadora veio ter connosco e levou a Maria até uma mesa de actividades musical que ela adorou. Ficou lindamente e nem chorou quando foi para a cama mas dormir também não queria. Segundo a auxiliar a Maria queria era brincadeira e fartava-se de falar. Adormeceu por volta do meio-dia e só acordou às três porque as janelas foram abertas. Um show! Quando chegámos lá tinham acabado de lanchar e ela ainda estava à mesa sentadinha a brincar enquanto alguns terminavam a refeição. Veio para nós toda contente. É engraçado que nunca chora a fazer queixinhas.
De manhã, antes de eu ir trabalhar, ainda conseguimos ir às compras! Há quanto tempo é que não tinhamos que fazer compras a correr!
Hoje foi o terceiro dia!
Fomos mais cedo e quando a Maria percebeu onde estava... começou a dar aos braços e às pernas de contentamento. Assim que nos aproximámos da sala quis ir logo para o chão e quando lhe fizemos adeus, riu-se muito e continuou na mesa de actividades. O papá foi buscá-la depois do lanche e eles estavam a ouvir uma história. Assim que entrou no corredor, o pai ouviu-a logo rir e gritar (de alegria) e quando chegou à sala ela estava sentada a dar aos braços e a "contar" a história com a educadora. Muito fofa. Hoje também dormiu bem mas nada de sólidos!
Quando chegamos a casa a minha filha vem sempre com fome. Eu sei que ela lá come bem mas a energia que gasta também é maior. Ainda pensei que não fose acordar à noite para o leitinho mas estava enganada... continua a acordar por volta da meia-noite.
Em três dias de creche noto algumas diferenças nela. Agora é um pequeno diabrete que pensa que sabe andar e só faz asneiras. Está mais desenvolta fisicamente e parece que começa a articular mais sons (falar que é bom, nada!). Hoje deu um tombo porque estava de pé sem se agarra a nada e baixou-se para apanhar uma bola. Deve ter ido de cabeça! Veio para casa com pomadita na testa mas muito feliz e eléctrica.
Agora fico mais descansada porque sei que ela gosta de lá estar!
Ainda bem!
Acho que a minha princesa ainda vai ficar muito triste quando perceber que no fim-de-semana não há escolinha. lol
Para ela não estranhar a falta de agitação, neste Sábado vamos a mais um concerto musical e talvez visitemos a feira medieval de Salir.
A ver vamos!

4 comentários:

Borboleta disse...

fico muito feliz por a Maria ter feito uma adaptação tão boa. é bom para ela e para vocês!
eu também notei diferenças na L. depois de ter voltado à creche. pensa que é gente grande. lol

bom concerto!

beijinhos

Borboleta disse...

Parabéns pelo primeiro aniversário da Maria!

muitas felicidades!!!!

beijinhos

Borboleta disse...

está tudo bem com vocês?

espero que a vossa ausência seja só falta de tempo!

:) beijinhos

Rute disse...

Correu muito bem os primeiros dias de creche :)Custa mais a nós que a eles

Beijocas e Bom fim de semana