sexta-feira, 29 de maio de 2009

Há dias e dias...






Tal como prometido, a agora que já encontrei o bendito cabo da máquina fotográfica, aqui fica uma foto do que eu vejo das janelas da minha casa.


Ora, esta vista aliada ao ar puro, ao canto dos pássaros, ao facto de estarmos a 10 minutos da praia e a 5 minutos de Faro, ao facto de não ter que andar à procura de estacionamento e a muitas outras coisas, fazem com que nos sintamos muito bem na nossa nova casita. E isto apesar de ainda não termos cá todas as nossas coisas e de a casa não estar totalmente arrumada!


Mas o que faz com que este dia (e o de ontem também) seja tão especial, é o facto de estar com a minha filhota, ela estar muito bem disposta e eu me sentir cada vez mais apaixonada por ela!


Eu tenho a sorte de ter uma filha que brinca com todos os brinquedos que tem e se entretém sozinha. Brinca sozinha e fala com os bonecos, mesmo se eu sair da divisão da casa. De vez em quando vou até à porta do quarto, por exemplo, e digo: "Maria! Olá filha, a mamã está aqui!" e a minha filha sorri e continua a brincar. Mas hoje eu ando terrível, sim, eu ando terrível. Ando filhodependente. Só me apetece estar com ela, brincar com ela, tratar dela... enfim... a minha filha já deve estar farta de mim e desejosa que eu a deixe brincar em paz e sossego.


Vai daí, para eu almoçar, e uma vez que a Maria já não acha muita piada à espreguiçadeira (cujo poiso é a cozinha) resolvi colocá-la a brincar no chão da cozinha perto do frigorífico. E pronto, ela lá ficou a brincar e eu comi descansada!

Outra novidade: no fim-de-semana passado a minha mãe tinha ensinado a Maria a fazer adeus, mas a marota nunca faz nem ao pai nem à mãe. Só faz à avó Luísa e aos desenhos animados. Contudo, hoje fez-me adeus toda contente! :)

Sou mesmo babada com a minha filha!

terça-feira, 26 de maio de 2009

8º mesário!

Parece incrível mas a minha pequenina faz hoje 8 meses.


Há 8 meses atrás estava eu, a esta hora, a caminho do hospital para a consulta das 36 semanas, na qual o médico decidiu que era urgente provocar o parto.


Por um lado eu fiquei aliviada, pois era notório que a minha filha não estava a desenvolver na barriga, mas por outro lado fiquei preocupada: será que estaria tudo bem com a minha filhota? será que ela seria perfeitinha? será que iria ficar muito tempo na incubadora (a Maria estava com desenvolvimento de 31 semanas)?


Fui internada à hora do almoço e pouco depois do jantar fui para a sala de partos. Depois da epidural o papá e a vovó Luísa vieram ter comigo e às 22.49 a minha pequenina nasceu de parto natural. Foi um parto fácil, rápido e indolor.


O nascimento da minha menina foi um instante mágico. Quando ela veio para os meus braços ficámos o três (nós as duas mais o papá) abraçados e a olharmos para o bebé mais fantástico que jamais tinhamos visto. Foi lindo e deveras emocionante.


A Maria estava realmente muito magrinha, 2170kg, mas tinha umas bochechinhas lindas e era comprida 44,5 cm. Nasceu perfeitinha, inteirinha e nem necessitou de incubadora. Respirava bem (embora tenha feito uma pequena paragem respiatória após o nascimento) e estava pronta para ir comigo para o quarto.


A avó é que vestiu a Maria e o papá pegou nela logo de seguida.


Foi um dia muito especial! Foi o primeiro de muitos...


Desde então que nunca estivemos longe da pipoquinha um dia que fosse e adoramos!


Amamos-te muito Filha!

Parabéns por estes 8 meses maravilhosos e obrigada por seres o bebé fantástico que sempre foste!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

O estado das coisas

Na quarta-feira passada fomos os três a uma entrevista numa creche.
Apesar de antes nunca ter ouvido falar na creche, tenho boas referências da mesma e é numa zona mais rural entre faro e Loulé. É um edifício grande com espaços verdes à volta cheios daqueles brinquedos de plástico da Chicco onde os miúdos podem brincar. A entrevista correu bem e a Maria foi aceite, o que nos deixou descansados. Eu volto a trabalhar em Julho, altura em que a princesa vai ficar com a minha mãe (que vai tirar o mês de férias para tratar da neta!) e em Agosto estarei de férias, pelo que a Maria só irá para a creche em Setembro.
No outro dia perguntaram-me se já tinha escolhido creche... ai, ai.. eu não sei como é no resto do país mas por estes lados os pais não se podem dar ao luxo de escolher nenhuma creche, já é uma sorte quando existem vagas!
Enfim!
Quanto à alimentação também existem alterações.
A Maria começou a comer pêssego, que adora, e iogurte. Os iogurtes dou naturais dos normais (nada de iogurtes para bebés porque a minha filha não precisa de ganhar mais peso) e a minha querida gosta muito. Agora faço lanches à base de iogurtes e fruta. só não tendo iogurte é que misturo ua colher de papa à fruta ou duas bolachas raladas ( o que é muito raro). Como os iogurtes são alimentos saudáveis e têm muito menos calorias do que a bolacha e a papa é o que mais come. Agora já não é só a mãe a gastar dinheiro em iogurtes... o que abana um pouco o orçamento familiar. Vai daí lembrei-me que a minha mãe tem uma iogurteira e voilá. Agora andamos a fabricar e a comer iogurtes caseirinhos.
Muito bons!
O meu marido não comia iogurtes e agora até ele come! Porreiro pá!
Com um iogurte e um litro de leite temos 6 iogurtitos naturais, que ficam a fazer de noite para de manhã e á hora do lanche já estão mais do que bons. Aconselho!
Outra novidade: hoje já se sente o segundo dente! LINDO!



terça-feira, 19 de maio de 2009

A Maria está crescida...

A minha filhota já aprendeu a dar os bracinhos para passar de colinho em colinho. Foi sem querer que constatámos este facto. No dia 9 de Maio o pai chegou a casa e pumba! Era vê-la de bracinhos estendidos para o rei da brincadeira. E o melhor é que com sono ou sem sono, com mais ou menos vontade, ela passa para o colo um do outro sempre com um sorriso rasgado. Uma doçura a minha menina...

Na segunda-feira outra novidade: a Maria começou a virar-se na cama. Ó pá, é mesmo giro ver a texuguita a alçar a perna para que com duas ou três tentativas consiga alcançar o seu objectivo. Mas o problema é depois, hi, hi. A minha menina é a atirar para o gordito e deve fazer-lhe aflição ficar de barriguinha para baixo pois não se consegue movimentar (queria colocar uma foto da acrobacia mas o cabo da máquina fotográfica ainda está encaixotado algures). Conclusão: chama pelos pais para a safarem da chatice que é voltar à posição inicial. Malandra...

Ainda na semana passada (isto é o que dá andar sem tempo de vir cá escrever), a minha filhota deixou de passear no ovinho (o qual agora é exclusivamente para viajar de carro) e passou para o zapp. A Maria gostou imenso da transição porque agora vai sentada e de frente para tudo e todos. E curiosa como ela é... adora, claro!




terça-feira, 12 de maio de 2009

Concerto de violino

Tenho andado tão cansada e desorientada com o não dormir as horas necessárias e com a mudança de casa que até me esqueci de vos contar o que de melhor aconteceu no sábado.
Embora o tempo estivesse um pouco chuvoso e frescote, levantámo-nos cedo e rumámos a Loulé para assistir a um concerto de música para bebés.
Este tipo de concerto tem por base um conceito muito simples: uma sala com boa acústica, várias almofadas para pais e bebés se sentarem, um apresentador/comentador (totalmente dispensável devido ao seu show-off e desejo de protagonismo) e um músico (excelente!). O preço do concerto são 2.50 euros e só os bebés é que pagam. Claro, é assim mesmo porque os pais são meros acompanhantes.
De início a Maria tomou uma atitude passiva de mera observadora mas passado um pouco tentou logo travar conhecimento com outro bebé que estava ao nosso lado. Seguiu todo o concerto com muita atenção e apenas olhou para os pais uma ou duas vezes. A atenção foi toda para a música, músicas essas que a minha filhota conhecia dos dois cds de música clássica que ela ouve todas as noites (e agora tardes devido às obras dos vizinhos) para adormecer e se abstrair dos barulhos existentes em casa e na rua. Sim... porque isto de ir para a cama com as galinhas tem as desvantagens dos barulhos...
Também foi engraçado ver que quando o violinista se aproximou dela ela agarrou logo o violino, revelando logo ali a sua desinibição e curiosidade natural. Foi muito giro! Como há um concerto todos os meses, em Junho vamos tentar lá voltar.
Quanto a noites a coisa está a correr bem! A minha filha ontem foi para a cama antes das 19.30 e acordou hoje perto das 8.00. O máximo! Claro que este sono teve interrupção para paparoca mas, como ela bebe o leitinho a dormir e de seguida é caminha, a coisa até não custa muito!
Claro que de manhã a minha migalha está com as pilhas super recarregadas e é uma falação pegada. Sai à mãe...

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Dúvidas e mais dúvidas...

Obrigada filha pela noite de sono que tiveste e nos deixaste ter! :)
...mas malditos sejam os vizinhos do primeiro andar que não deixam a minha filha dormir até ao lanche por terem serras eléctricas a trabalhar e barrotes a cair mesmo debaixo da janela da minha princesa.
Ó sorte macaca!
Mas que raio irão eles fazer no logradouro? forrá-lo a madeira? fazer uma cobertura? quero lá saber! Só acho que sabendo eles que existe aqui um bebé pequenino poderiam ter dito alguma coisa e eu teria colocado a minha filha a dormir noutro quarto. Mas isto sou eu... nem toda a gente pensa nos outros... Fogo, no outro dia só para fazermos uns furitos com o berbequim o meu marido foi perguntar ao vizinho da frente se o pequenino deles não estaria a dormir.


Já tive que a voltar a adormecer ao colinho duas vezes. Sim porque a minha filhota não tem andado a dormir nada de jeito tem que recuperar. Da última vez que fui ao quarto liguei o cd de música que ligo à noite para ver se ela não ouve tanto barulho da rua... vamos lá ver de quanto tempo será o soninho...

Bem, mas as dúvidas não são estas, são outras.
1ª- quais são os horários de alimentação de um bebé de 7 meses e meio? não sei se estou a fazê-los bem
2ª- de quanto tempo são os intervalos que eles fazem?
3ª- dão 1 ou 2 lanches?
4ª- o que é que dão de lanche?

Se alguém me puder ajudar agradecia imenso. Tenho sempre estas dúvidas na tola e nunca fico bem esclarecida.

Outra coisa: os vossos bebés trincam as bolachas da milupa? eu pensava que aquilo era mais para roer mas a Maria deu-lhe logo uma dentada e eu tenho medo que ela se engasgue...

Isto a vida não anda nada fácil, a mudança ainda continua e não sei quando irá terminar.

Mas o dente da minha filha hoje nota-se mais e é uma alegria olhar para ele. hi hi

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Mil e uma novidades!

É oficial, nunca mais mudo de casa.

Meu Deus, que sufoco que estes dias têm sido... Já não relembrando os dias precedentes à compra da casa e que se resumiram a tratar de papelada com um bebé a tiracolo, inclusivamente para a escritura, fazer a mudança é realmente péssimo. Apesar de termos contratado uma empresa que nos transportou os móveis, tudo o resto tem estado a ser tranportado por nós. E é horrível! Nunca pensei que tivesse tanta tralha, e nós que sempre nos gabámos de ter uma casa muito minimalista... imaginem se não fosse! Nesta próxima sexta faz uma semana que a mudança de casa teve início, mas não consigo prever quando irá ter fim...
Eu e o meu marido já combinámos que só voltamos a trocar de casa se formos ricos para comprar tudo novo para a casa ou para contratar quem nos mude e arrume tudo nos sítios certos.

Enfim, mas mudámos para uma casa que é realmente nossa (embora morássemos numa moradia e agora tenhamos um apartamento), que é perto de tudo embora num sítio muito calmo. Das janelas podemos ver pinheiros, o aeroporto (mas não ouvimos qualquer ruído), a praia, a ria formosa e Faro. Depois coloco as fotos do dia e da noite para verem como vale a pena esta mudança...

Outras novidades: A Maria já está no quarto dela. Sim, a minha princesinha já dorme sossegada no seu quarto onde não é incomodada pelos pais quando se vão deitar e que já nem espirravam ou tossiam para não a acordar. Claro que o quarto dela é mesmo em frente ao nosso e assim nem precisamos de intercomunicador. Ela não estranhou nada e gosta muito da casa, principalmente das persianas eléctricas.

No sábado fomos a uma festa de anos num prédio em frente ao nosso. A jéssica fez 5 aninhos e está muito crescida. A Maria adorou! Não pode ver crianças que só quer é estar com elas a brincar e a observá-las. O máximo. Esteve tão entusiasmada que andou de colo em colo de pessoas que nem conhecia só para poder cuscar tudo. Fiquei fascinada com a minha pipoca. Quando eu, o pai ou a avó passávamos por ela, ela sorria e voltava a olhar para coisas mais interessantes que nós. A festa foi um descanso e sossegou-me relativamente à creche. A Maria vai para a creche em Setembro e eu tinha medo que ela fosse como a mãezinha dela que só queria andar agarrada à sua mamã. Julgo que a minha filha irá adorar estar com crianças todo o dia.

A minha filha tem andado uma rabugice só e isto tudo por causa dos dentes. Durante o dia faz um esforço enorme para não se queixar mas a dormir chora e grita com dores. Esta noite até lhe coloquei um supositório para ver se descansamos todos e é por isso que hoje tenho um tempinho para vir à net. Ela está a dormir porque hoje as dores são menores.

O dia da mãe foi bem passado e a minha prenda foi um belo de um dente! Ainda só se vê uma pontinha mas é um dente!

Bem, hoje a escrita fica por aqui. Quero só acrescentar que já terminei o livro que andava a ler e já perdi quase 4 kg. Gostei do livro mas estava à espera de outro final...

Já tinha saudades de cá vir e de ler os blogs que costumo seguir. Beijinhos a todos os bebés e mamãs que me visitam e que eu visito.