quinta-feira, 27 de agosto de 2009

eu sei que não é por mal...

Pois, eu sei que não é por mal mas sinto um grande aperto no peito quando me dizem: "Já vai para a escola? Olha, não a deixes lá ficar logo, tens que lhe fazer habituação de pelo menos uma semana caso contrário ela vai estanhar muito!"
Mas a creche só aceita os novos alunos na segunda semana de Setembro e os pais têm que trabalhar. Eu bem que tinha intenções de lhe fazer a habituação no final de Agosto, mas a creche esteve fechada. Há umas que não fecham em Agosto, mas esta sim!
O pai ainda consegue tirar 3 dias de férias para os primeiros dias de escola mas eu não tenho qualquer hipótese, até no Sábado vou ter que trabalhar. Mas que raio, isto são coisas que me tiram do sério. Trabalhar fora do meu horário, sem receber mais por isso, e para quê? Para nada, porque todos os anos é assim em Setembro! Fico mesmo fula e com muita vontade de deixar o meu emprego e abrir um negócio meu, mas sozinha a coisa é complicada... Enfim...
A minha filha vai para a escola e não sou eu que a vou levar pela primeira vez. Não sei como é que ela vai reagir e não vou ver. Não vou poder sair do emprego a meio do dia para a ir espreitar. Pela primeira vez sinto-me excluída de uma parte da vida da minha filha... e é um marco muito importante... sinto-me triste e angustiada com tudo isto. E é claro que não ajuda nada ouvir dizer que deviamos fazer a habituação durante pelo menos uma semana inteira. Pois eu sei... mas não posso fazer nada... Não podemos...
Já tenho tudo organizado para o ano escolar da pulguinha. Já comprámos roupinha, já lavei, passei e está toda dobradinha (sim, para a creche vai a roupa do dia mais uma ou duas mudas). Também já temos o saco para levar para a escola e um saco para a roupa suja. Na primeira semana de Setembro ficamos a saber em concreto tudo o que é necessário porque há uma reunião com a educadora. Não me posso esquecer de avisar que apesar da idade a minha filhota ainda não come ervilhas, feijão, grão, couves e bróculos por causa das cólicas e gases. Eu ficava mais descansada se a comida fosse de casa mas a política da creche é outra. Só podemos levar o leite do bebé no caso de não querermos que o mesmo coma papa ao lanche ou outro alimento.
Ando mesmo triste e stressada com tudo isto...

6 comentários:

Mafalda disse...

Não estejas assim, custa muito mas vais ver que vai tudo correr bem e ela vai adaptar-se muito bem.
Força.
Beijinhos

Mafalda disse...

a minha também entra para a semana e ando igual, mas com a diferença de que vou poder levá-la e ir buscá-la às horas que bem entender, fazendo a habituação lentamente e sem stresses. Mas ando preocupada com a comida da escola e o facto de ela ficar mal alimentada!! para a semana vai ser só emoções fortes!
bjs**

Adriana disse...

Nós queremos acompanhar todas as etapas dos nossos filhotes, mas infelizmente nem sempre é possivel....e é muito dificil para nós.
Mas vais ver que ela se vai habituar na perfeição, por vezes sofremos nos mais do que eles.
Vais ver que tudo vai correr bem...pensa positivo.
Bj grande ;)

Mamã e bebé disse...

OLÁ querida mamã
Não fiques tristinha... vais ver que vai tudo correr bem e a tua princesa estará optima. A ti irá custar-te muito eu sei, mas ela terá muito com que se distrair :-))
Beijinhos grandes e força

Rute disse...

Custa muito, acho que custa mais a nós papás que a os nossos bebés. Faz-lhes bem conviver com outras crianças.
Beijinhos

Borboleta disse...

Espero que façam uma boa habituação. Todos. E rápida.

Eu ainda levo o leite para a L. nos dias em que o lanche é iogurte.Eles só dão iorgurtes normais e ela ainda só come dos de bebé.
Não te preocupes porque de certeza que elas não lhe vão dar o que ela não come ainda.

Beijinhos