sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Hoje em versão masculina!

Olá a todos. Hoje sou eu, o papá da Maria, quem escreve no blog e é uma estreia!
A Maria está cada vez mais curiosa e interessada pela vida. Hoje, fomos buscar a avó Luísa para almoçar cá em casa (a avó tem estado em Coimbra) e a Maria levou o almoço a chamar a atenção da avó. Ela ria, ela gritava, ela falava, tudo e mais alguma coisa para que a avó olhasse para ela. A pipoca é uma querida, pois não se importa de ficar à mesa enquanto os pais almoçam. Fica sentadinha na cadeira dela a brincar, ou simplesmente a ouvir-nos conversar, para de vez em quando soltar uma gargalhada ou uma expressão de interrogação (hã?) como se estivesse a perceber toda a conversa e tivesse falhado a compreensão de algo. O máximo!
A Maria já percebe algumas palavras (acha o pai) devido a algumas atitudes que ela tem quando ouve determinadas palavras em determinadas situações. Por exemplo, quando a Maria acorda, o pai pede-lhe a chupeta, explicando-lhe que a mesma deve ficar na cama e a Maria deita-a fora. Outra das atitudes que a migalhinha tem é quando o pai lhe pede um beijinho, ela encosta a face ao pai para que este lhe possa dar muitos mimos.
Adenda da mamã: e quando nós dizemos à pulguinha que vamos nanar na caminha ela reclama logo!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

eu sei que não é por mal...

Pois, eu sei que não é por mal mas sinto um grande aperto no peito quando me dizem: "Já vai para a escola? Olha, não a deixes lá ficar logo, tens que lhe fazer habituação de pelo menos uma semana caso contrário ela vai estanhar muito!"
Mas a creche só aceita os novos alunos na segunda semana de Setembro e os pais têm que trabalhar. Eu bem que tinha intenções de lhe fazer a habituação no final de Agosto, mas a creche esteve fechada. Há umas que não fecham em Agosto, mas esta sim!
O pai ainda consegue tirar 3 dias de férias para os primeiros dias de escola mas eu não tenho qualquer hipótese, até no Sábado vou ter que trabalhar. Mas que raio, isto são coisas que me tiram do sério. Trabalhar fora do meu horário, sem receber mais por isso, e para quê? Para nada, porque todos os anos é assim em Setembro! Fico mesmo fula e com muita vontade de deixar o meu emprego e abrir um negócio meu, mas sozinha a coisa é complicada... Enfim...
A minha filha vai para a escola e não sou eu que a vou levar pela primeira vez. Não sei como é que ela vai reagir e não vou ver. Não vou poder sair do emprego a meio do dia para a ir espreitar. Pela primeira vez sinto-me excluída de uma parte da vida da minha filha... e é um marco muito importante... sinto-me triste e angustiada com tudo isto. E é claro que não ajuda nada ouvir dizer que deviamos fazer a habituação durante pelo menos uma semana inteira. Pois eu sei... mas não posso fazer nada... Não podemos...
Já tenho tudo organizado para o ano escolar da pulguinha. Já comprámos roupinha, já lavei, passei e está toda dobradinha (sim, para a creche vai a roupa do dia mais uma ou duas mudas). Também já temos o saco para levar para a escola e um saco para a roupa suja. Na primeira semana de Setembro ficamos a saber em concreto tudo o que é necessário porque há uma reunião com a educadora. Não me posso esquecer de avisar que apesar da idade a minha filhota ainda não come ervilhas, feijão, grão, couves e bróculos por causa das cólicas e gases. Eu ficava mais descansada se a comida fosse de casa mas a política da creche é outra. Só podemos levar o leite do bebé no caso de não querermos que o mesmo coma papa ao lanche ou outro alimento.
Ando mesmo triste e stressada com tudo isto...

terça-feira, 25 de agosto de 2009

E por volta das duas...

Sim, por volta das duas da manhã, depois de dar o leitinho à minha princesa (tinha jantado às 19.00), eis que não tenho sono algum.
Assim que a ouvimos, e apesar de estarmos quase a adormecer, levantámo-nos num ápice, tentando despachar a coisa para finalmente dormirmos. O papá mudou a fralda, a mamã fez o biba, o pai foi para a cama e a mãe deu o leite. E enquanto o fiz lembrei-me que já estamos a 26 e que a minha linda filha já tem 11 meses. Meu Deus... já tenho um bebé grande mas que para mim vai ser sempre tão pequenino... e é tão linda a minha filha... tão maravilhosa... tão meiga... tão generosa... adoro olhar para ela enquanto bebe o leite a dormir, abrindo os olhos de quando em vez para se cruzarem com os meus, ao contrário do que é aconselhado (nada de contacto visual a meio da noite para a bebé não despertar). Gosto que ela perceba que somos nós que estamos com ela e, sempre que ela acorda, nós sorrimos e beijamos-lhe a testa. Não há problema, ela volta para a cama acordada e não reclama, fecha os olhinhos e agarra a fralda para dormir. Um doce...
E assim foi: coloquei-a na cama e fui para a minha. Mas volta para a esquerda, volta para a direita, barriga para cima ou para baixo, nada de dormir. Cada vez mais obstruída devido a esta maldita constipação, vá toca de usar Unimer, de assoar, tossir e tudo a que uma constipação tem direito. Constipação, não é gripe... muito menos da A!
Vai daí levantei-me para, em pleno verão, beber um leitinho morno e tomar o belo do paracetamol e eis que o meu narizito ficou limpinho a respirar ao melhor nível. Fixe, vou já para a cama (pensei). Mas assim que a cabecita entrou em contacto com a almofada... nada de respirar! Fogo! C'um raio! Já nem sono tenho!
Ontem, dia 25, a minha filha deu o primeiro grande tombo e fez a primeira feia nódoa negra. Caiu no chão da cozinha, bateu com a cara num brinquedo e fez um hematoma perto do olho. Chorou imenso e eu aproveitei logo para ver se os dentes estavam intactos. Sim, estão todos ok. Tenho pavor que ela parta um dente! Mas o olhito (lá perto) está inchado e o mimo teve que ser mais do que muito para passar a dor.
Muitas destas vão acontecer na escola...que começa a 8 de Setembro... ai que angústia.... mas a parte monetária não me permite ficar em casa com ela mais tempo e a socialização da mãe e da filha também são prioritárias.
A minha filha agora já não se limita a gatinhar. Já foge dos pais e percorre a casa toda. Também só se quer colocar de pé para alcançar tudo. Mas não sei se o andar está para breve, e eu também não tenho pressa.
A Maria tem um sentido de humor muito peculiar. Quando alguém cai ou chora é certo que ela solte uma gargalhada porque pensa que é palhaçada mas também se ri das nossas conversas e connosco quando nos rimos. O máximo.
Amo-te mesmo muito filha!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Só para que conste...

... que a minha filha aos 10 meses, 3 semanas e 3 dias tomou o pequeno almoço sozinha enquanto via os desenhos animados. Na parte final do bibinha a mamã teve que ajudar a inclinar os bracitos para o leite chegar à boca. Achei tão lindo que não resistimos e tirámos uma foto.


quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Parabéns vovó!


Para não variar, a minha filha aguentou-se lindamente durante toda a festa de anos da avó. Quando há animação, a Maria nem se lembra que tem sono, sede ou fome. Uma alegria.


Ela queria ir para o tio, para a tia, para a avó... só mesmo os pais ficavam em segundo plano. Com a prima então foi mesmo giro, duas meninas, uma de 3 anos e outra de 10 meses a brincarem e a interagirem como se o entendimento entre ambas fosse a coisa mais natural do mundo. Mas ai da prima que se ausentasse alí do sítio. Uma das vezes em que foi à casa de banho, a minha lá foi a gatinhar atrás e mesmo quando foi o tio ela também quis ir. O máximo!


A avó andava feliz e contente super babada com as duas netas e os pais descansados com as crianças por elas se entreterem mutuamente.


No fim-de-semana a avó Luísa vai com os tios para Coimbra para passar lá uns dias e no final do mês de Agosto iremos nós lá visitá-los e aproveitamos para trazer a avó.


Não sabemos se será boa ideia mas estamos a pensar parar em Lisboa para fazermos umas comprinhas e aproveitar a nova colecção.


A minha filha veio estafada para casa e com mais fome do que o habitual: bebeu um leite perto das 2 e às 6 acordou com dores nos dentes e voltou a beber leitinho. Depois dormiu descansadinha até às 9.20. Um show.


Esta manhã a minha pulguinha já me brindou com mais uma graçola. Fez uso dos seus dentinhos para fazer isto:



Ontem à tarde também aconteceu uma coisa muito gira. A Maria adora tomar banho e veio atrás de mim até à casa de banho quando eu estava nas movimentações habituais dos preparativos do mesmo. Foi muito engraçado porque quando ela saiu do quarto ficou a olhar para um lado e para o outro para ter a certeza do caminho porque nunca o tinha visto na perspectiva de "rente ao chão".

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O VÍDEO

Este sim, é o primeiro vídeo da pulguinha a gatinhar.



E uma vez que a Maria já gatinha, resolvemos (a conselho de quem já teve filhos) comprar à nossa filha o primeiro par de sapatos de qualidade.


Eu já tinha ido à Zara e até à Timberland e Geox ver de sapatos para ela mas realmente, os melhores são capazes de ser da Chicco (mesmo que não sejam os mais bonitos). Só mesmo quando se compara é que se vê não só a qualidade do material mas também o apoio que é dado ao calcanhar (que ainda se encontra em formação) e o tipo de palmilha estimulante que os sapatos têm. E não podia ter ficado mais agradada com o atendimento que tivemos. A senhora ensinou-nos a ver o tamanho de sapato que se deve comprar e desaconselhou-nos a comprar mais do que um par de sapatos (pelo facto dos números alterarem cerca de 3 em 3 meses). Para além disso, em vez de nos impingir a nova colecção (a qual tem um par de sapatos e umas botas que achei giríssimos), aconselhou-nos a comprar uns que ainda estivessem em saldos para vermos não só a adaptação da Maria aos sapatos mas também por estes ainda não serem tão quentes. A verdade é que os sapatos que compramos nada têm a ver com o meu gosto pessoal mas, se são bons para o pé da minha filha, já me deixam contente.


Relativamente ao preço, ficaram por menos de 27 euros, sendo que eu tinha visto umas botas na Zara por quase 26 euros. Ou seja, aproveitando os saldos a diferença foi muito pouca. Ah, é verdade, e ainda recebemos um biberão de oferta pela compra ultrapassar os 15 euros!


A Maria saiu da loja com os sapatos calçados e como estes não têm velcro, não os descalçou até ser hora de vestir o pijaminha e cama.


Ela hoje está muito rabugentinha... deve ser o maldito dente... mas a verdade é que mesmo com o nascimento do dente a minha filha dorme bem, e isto graças ao facto de agora adormecer sozinha na caminha.


A minha mãe hoje faz anos e queria deixar aqui um beijinho muito grande para ela e os votos de muitas felicidades e muitos anos de vida. A minha mãe tem sido uma avó fantástica, sempre disponível para a neta. Obrigada mãe.


Fica aqui uma foto da avó babada com a neta:


Novidades: a Maria ontem comeu pêssego e ameixa à dentada. O máximo!


terça-feira, 11 de agosto de 2009

Um vídeo e não O Vídeo

Ah pois é!
Por mais voltas que a malta desse cá em casa, não conseguimos, AINDA, sacar do telemóvel o vídeo da primeira vez que a Maria gatinhou. Esse sim é O VÍDEO.
Contudo, e já que agora não posso tirar os olhos da minha linda filhota, resolvi tentar apanhá-la numa das suas muitas deambulações pela cozinha.
Aqui vai:


Como se pode constactar, de vez em quando ainda prefere rastejar e andar às voltas pelo chão (felizmente coloca a cabeça no chão com todo o cuidado). E como leva o dia nestas andanças, quando chega à hora das sestas diurnas nem pia quando vai para a cama. É claro que à noite faz sempre o número de querer estar sentada e de joelhos na cama a cantar e a falar até adormecer... Na verdade ela deve andar com mais soninho porque ontem jantou às 19.30, foi para a cama às 19.45 e por volta das 20.30 já dormia. Acordou por volta das 4 para beber o leite e voltou a adormecer até às 8.25 desta manhã.

E olhem que está na fase de nascer o 8º dente!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

GATINHAR!

FOI HOJE, DIA 7 DE AGOSTO, POR VOLTA DAS 18.30, QUE A MINHA FILHA GATINHOU PELA PRIMEIRA VEZ.
Linda, linda, parecia uma patareca mas gatinhou.
Gatinhou com vontade, decidida a alcançar o papá, e foi lindo. Mais ainda porque foi uma barreira que ela ultrapassou e deixou o papá e a vovó assistirem (para além da mamã que passou o dia com ela!)
O papá foi a correr buscar o telemóvel para filmar a façanha mas já apanhou muito pouco. Amanhã prometo que procuro o cabo que liga o telemóvel ao pc e coloco aqui o vídeo, assim bem como outro que eu já tinha prometido...
Hoje vou para a cama feliz!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Migalhinha/ Pipoquinha/ Pulguinha Atómica

As três fases da minha filha (não sei se o papá concorda com esta última).
As duas primeiras já expliquei aqui no blog mas esta última é a novidade.
A minha filha não pára um segundo.
Ela rebola, rasteja, não gatinha mas chega a todo o lado (por acaso gatinha para trás e hoje deu duas gatinhadas para a frente!), mexe em tudo, quer subir para cima de tudo para depois descer de cabeça (a qual bate no chão muitas vezes), enfim... uma agitação imparável. Uma energia invejável!
Ontem à noite, enquanto estava na cama para adormecer o pai ouviu-a e foi ver se ela estava bem. Ela bem estava, mas não na posição esperada... Estava de pé na cama, agarrada às grades para tentar apanhar os bonecos do mobile. Conclusão: retirámos de lá os bonecos e a grade da cama está o mais subida possível.
Esta manhã, enquanto estive a aspirar o quarto da pulguinha, tentei colocá-la na cama, mas ela não foi nessa. Preferiu ficar no chão, e para quê? Para se colocar de pé apoiada no aspirador, bater no mesmo como se fosse um tambor e mexer em todos os botões, alterando a potência da aspiração à sua bela vontade. E acham que ela fica incomodada com o barulho? Qual quê! A minha filha gosta mesmo é de barulho. Assim que eu começava a aspirar ela começava a rir e a cantar, o que também faz quando passo a sopa na bimby, que quem conhece sabe que faz um barulho infernal na velocidade 7/9.
Até quando ouve motas a fazerem um barulho descomunal ela acha um piadão e começa a dar aos braços e a soltar gritinhos de felicidade. Haviam de a ter visto quando foi a concentração das motas!
Tá bonito tá... acho que nos esperam uns tempos muitos agitados cá em casa! Eu até já acho que vou descansar mais a partir de Setembro quando voltar a trabalhar depois das férias e a Maria estiver na creche!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

O meu quarto, o meu mundo

Eu sempre achei que assim deveria ser.

Em adolescente eu vivia dentro do meu quarto pois era o meu lugar especial (dentro de casa, claro!) mas agora que tenho uma filha de 10 meses, acho que o quarto deve estar como eu quero. Arrumado!


Contudo, por mais que eu me esforce, a minha filha "anda" atrás de mim a fazer isto:

(Podem não acreditar mas foi a Maria quem tirou a gaveta do móvel...)


E depois olha para mim com a maior cara de anjo...



domingo, 2 de agosto de 2009

Laréu


É o que a minha filha quer durante todo o fim-de-semana.


Se antes era uma tormenta enfiá-la dentro do carro, agora é uma alegria.

Novamente fizemos praia logo de manhã e ainda demos um passeio até perto das 11. Dormiu até às 12.30, tomou banho, almoçou e lá saímos outra vez até à hora da sesta.


No fim-de-semana a minha menina nem quer perder tempo a dormir. Dorme um soninho pequenino e já está pronta para outra. Até tem mais dificuldade em adormecer e tudo mas não chora. Fica a falar ou a cantar na cama até que se deixa vencer pelo cansaço (ainda esta noite aconteceu isso mesmo).


Depois do lanche esteve a brincar no quarto mas depressa se dirigiu para a janela e começou a fazer um chorinho de mimo. A minha menina queria sair! A Maria adora olhar pela janela do quarto mas nunca nos tinha dado a entender que queria ir lá para fora...






E lá fomos nós, desta vez a pé, dar uma grande volta com a pipoquinha.


E assim passámos o nosso fim-de-semana, calmo mas com muito laréu.

sábado, 1 de agosto de 2009

Sábado

Faz hoje uma semana em que as noites se tornaram santas nesta casa.
Jantar entre as 7.30 e as 8.00, dormir entre as 8.00 e as 8.30.
A Maria vai para a cama, com a chupa e a fralda e pura e simplesmente adormece sozinha. Se a ouvimos passado uns minutinhos é sinal que fez cocó ou quer arrotar novamente e nós vamos ter com ela. Quando é colocada na cama, novamente, vai bastante acordada mas já nem reclama. Acorda uma vez na noite para comer. O papá muda a fralda enquanto a mamã faz o leite e depois um de nós dá-lhe o leitinho ao colo. Seguidamente, e novamente acordada, a minha filhota vai para a cama e, sem reclamar, adormece novamente até de manhã. De manhã acorda sem choro, a falar e a brincar.
Faz hoje uma semana em que um de nós não tem que ficar à espera do outro para jantar, o qual se dava por volta das 9 e tal, nem temos que ir ao quarto a correr porque a Maria está a chorar para percebermos depois que afinal era a chupa ou qualquer outra coisa.
As sestas diurnas tornaram-se maiores porque a Maria agora não perde tempo a lutar contra o sono. Chega à cama e é quase automático. Ela está muito mais bem disposta e nós mais relaxados e com tempo e disposição para fazermos mais coisas. Até quando vai no carro já adormece com mais facilidade, coisa que não acontece no carro de passeio. Ela detesta andar no carro e dormir lá nem pensar!
Hoje, sábado cheio de sol e calor, fomos novamente à praia. A Maria na praia quer estar sempre a mexer na areia e a brincar com os mordedores e a pá. Gosta de andar à beira-mar a passear e a ver as outras crianças mas molhar os pés nem pensar. A água está mesmo gelada!
Chegámos a casa por volta das 10, a Maria tomou duche (sim, o banhito de banheira já teve os seus dias, agora é mesmo à chuveirada e ela adora) e foi para a cama. Dormiu até ao meio-dia e meia e depois almoçou. Brincou imenso depois e por volta das 14.15, cama novamente (onde ainda está). Daqui a a pouco vamos passear até à Fuzeta para conhecermos a prima Madalena que está no Algarve de férias.
O dia está a correr bem mas nós sentimo-nos cansados, principalmente o meu amor... Longe estão os fins-de-semana em que dormiamos até tarde ou então depois do almoço. Ou melhor, o meu marido já agradecia se em vez de limpar a casa pudesse ficar no sofá até sairmos de casa...