segunda-feira, 27 de abril de 2009

7 meses

É a idade da minha pequenina e é a coisa mais linda do mundo!

Nestes dias não tinho tido tempo para vir escrever nada porque andamos numa roda viva. Nós e a piquena, claro. Ele é banco, ele é loja do cidadão, ele é conservatória, ele é banco novamente... enfim... Vamos comprar casa, é o que é. Vamos voltar para a civilização! Iupiiiiii!
Fazemos escritura ainda esta semana e a mudança também! (espero...).

Mas a nossa menina é mesmo um anjo e porta-se lindamente onde quer que esteja, ninguém dá pela presença de um bebé. Um amor!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Tarde bem passada!

A manhã foi aborrecida mas a tarde foi do melhor!
Depois da sesta do almoço despachei a Maria e rumei a Faro. Fomos ao forum beber um coffee com a nossa amiga Sofia que também está de barriguinha. Sim, mais uma amiga grávida... neste momento tenho 4 amigas de barriguinha...
Mais uma vez a minha filha brindou uma das minhas amigas com a sua simpatia e boa disposição. Depois, claro, lá fizemos uma passeata pelas lojas. Mas para que fique registado, não gastei um tostão!
Depois a avó Luísa e o pai vieram ter connosco, passeámos mais um bocadinho e fomos ao Centro de Saúde para as picas dos 6 meses. A minha filha é uma valente. Praticamente só se queixou, nem chorou.
De seguida fomos visitar os amigos Rita e Nuno e os filhotes Pedro e Inês. A Maria esteve a brincar no chão da sala e acabou por jantar lá (perdemos a noção do tempo e quando vi já tinha passado a horinha da janta). Hoje comeu papinha porque é mais prático para transportar a tarde toda. Estes amigos são uns fixolas mas desde que a Maria nasceu posso contar pelos dedos das mãos as vezes que estivemos juntos... e antes era sempre... tenho saudades do convívio mas enquanto não voltarmos a morar na cidade a coisa é complicada. E depois o facto da nossa filha se deitar cedinho também não ajuda... Enfim... sacrifícios que se fazem pelo bem dela...
Perto das 8.30 lá voltámos para casa e assim que chegámos coloquei a pipoca na cama (que vinha ferrada a dormir) e liguei o pc para escrever, ler os outros blogs e ver se tinha alguns comentários. Mas não tinha :(
A todos um bom feriado!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Hoje até que vai!

Incrivelmente, a minha filha hoje ainda tem o belo do pijamita que vestiu ontem à noite. Pois é, hoje não bolsou nada de nada! Ufa... E para além disso dormiu a noite toda, tendo acordado às 2 para matar a fominha, das 8.30 às 7.00. Bem bom!
Acho que vou seguir a receita da Mafalda e dar o lanche à Maria faseado, tipo a dieta que eu estou a fazer. Em vez de dar 210ml às 3 da tarde, dou 12oml às 3 e depois cerca de 90 ml às 5. Até pode ser que a garota perca umas gramitas (as minhas costas agradeciam...). Depois janta às 7.30.
Outra coisa: Será que alguém me pode explicar como é que fazem a lida da casa com um bebé? Sério! Isto está a tornar-se num dos grandes mistérios da humanidade, neste caso, da maternidade. Eu tenho um tapete de actividades na sala, espreguiçadeira na cozinha e por vezes o carro da Maria também anda cá por casa. Mas ela não quer estar nestes locais quando eu necessito de lá estar! Onde é que colocam um bebé que ainda não gatinha? Como é que fazem? É porque isto por vezes é muito complicado... Hoje levei parte da tarde na cozinha mas ainda não consegui terminar o bacalhau que já devia estar no forno nem passar a sopa para o jantar...
Que stress...

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Ai a minha vida...

Isto não anda nada fácil... O dia de ontem foi para esquecer...

Até há um tempo atrás a minha filhota bolsava que era um disparate. Sim, não estão bem a ver, eu chegava a mudar-lhe a roupa 3 e 4 vezes depois de comer. Curiosamente sempre bolsou com leite e papa, nunca com sopa ou fruta... Mas isto já eram águas passadas. Achava eu, claro....

Ontem começou logo o dia a beber o leite todo da manhã e eu pensei logo que algum bocadinho havia de sair. E não é que saiu mesmo? Isto uma mãe nunca se engana... Enganei-me foi na quantidade de leite que pensava que sairia. Sim, a Maria não bolsou nem uma nem duas vezes. Foram mais 3 ou 4. Confesso que cheguei a uma altura em que só mudava os babetes e a blusa ficava à espera de se sujar mais... Um nojo, achava eu, sem saber o que me esperava...

Dormiu a sesta da manhã (a minha filha é toda de rotinas e horários, sai à mãe) e almoçou sopinha de frango e maçã cozida. Claro que tinha muita fominha pois tinha deitado fora muito leite.

Acabou de almoçar, arrotou e tal, fez cocó, brincou e toca a dormir. A sesta da tarde é de cerca de 2 horas. Perto das 3.30 dei-lhe o lanche. Mas a coisa já tinha sido pensada... "se ela hoje está numa de bolsar o leite, então vou dar-lhe iogurte com fruta ao lanche". E assim foi. A minha pipoquita comeu que se regalou (na verdade ela come seja o que for à excepção de feijão verde que detesta). Novamente arrotou e tal, fez cocó e depois ... bolsou... Ah pois é, o belo do iogurte também foi fora. E não foi só esta vez... Foram cerca de 5 vezes... eu não estou a exagerar, a sério!

Mas vocês não estão bem a ver. Não é aquele bolsar de sujar a roupa... não... é aquele bolsar que até o chão fica sujo! E outra coisa... se o leite quando azeda cheira a iogurte... imaginem o cheiro do bolsado do já iogurte. É a coisa mais fedida que alguma vez saiu de dentro da minha filha... e o cheiro alastrou por toda a casa. Hummmmmm...

Até o meu marido percebeu logo o cheiro assim que chegou a casa e pregou logo com a miúda na banheira!

Ou seja... ontem levei 3/4 do meu dia a limpar o chão e a mudar de roupa à minha filha. Na parte da tarde até o body tinha que trocar... e no final do dia tudo para a máquina para lavar porque o stock de pijamas e bodies já tinha terminado.

Para completar o dia, a noite também foi péssima!
Ela sim foi cedinho para a cama, às 19.45, mas a partir das 4 da manhã já ninguém dormiu nada de jeito cá em casa. O incómodo dos dentes voltou em força e embora a minha pequenina não se queixe quando está acordada, a Maria chora quando está a dormir. Dá gritinhos e até corre uma lagriminha. Muitas vezes não chega a acordar mas só acalma se lhe colocar a chupeta. Até dói vê-la a chorar enquanto dorme... só apetece pegar nela e aninhá-la...

Às 4.45, cansada do dia e já de me levantar, optei por colocá-la na nossa cama. Sim eu sei que não se faz mas eu estava esgotada do dia... mas ela não dormiu melhor por estar connosco. Chorou muito na mesma, a diferença é que eu lhe colocava a chupa e lhe fazia festinhas sem ter que me levantar. Felizmente o pai sempre dormiu alguma coisita... pouco, eu sei...

Hoje a minha manhã foi igual à de ontem... felizmente bolsou menos vezes...
Resolvi repartir o lanche por duas fases: em vez de 210 ml de uma só vez, reparti a toma por dois bibas, um às 3.00 e outro às 5.00. Só bolsou depois do 2º e foi só uma vez.

Será comida a mais? Mas se lhe dou menos ela chora com fome... Não sei o que fazer...

Agora está a dormir muito descansada. Esta tarde chorou com muitas dores e depois do jantar dei-lhe um bocadinho de Panasorbe.

Espero que durma melhor esta noite e nos deixe descansar. Pelo menos o pai, que tem que ir trabalhar logo de manhã.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Mais uma 2ª feira...

Tal como todas as segundas, também o dia de ontem não foi muito fácil.

Se para a Maria é o pior dia por sentir a falta do pai que esteve com ela dois dias, imaginem o que ela sentiu ontem depois de estar acompanhada pelo pai e pela avó quase 4 dias... um suplício!

Ela era resmungar, era pedir colinho, era atirar os bonecos para o chão, era não querer estar sentada, era não querer comer sem ver o pai a fazer palhaçadas, era tudo e mais alguma coisa. Eu nem tive tempo de escrever nada aqui no cantinho dela. E como foi dia de cozinhar... a Maria ainda resmungava mais (esta coisa de fazer fruta, fazer sopa com carne e fazer sopa só com legumes dá trabalho... nem é bem o trabalho.... é mais o tempo que se leva porque apesar da bimby cozer tudo sou eu quem arranja os legumes). Enfim... a manhã passou e a pipoca ainda dormiu uns valentes 25 minutos de manhã.

À tarde é que a coisa complicou... deitei-a por volta da 1 hora e às duas já queria festa. Fui lá ao quarto, coloquei-lhe a chupeta e fiz umas festinhas na cabeça e ela lá ficou mais um bocado. Às 3 horas já tinha dormido tudo e estava pronta para a festa. Foi para o parque até ao lanche, ainda consegui ler as primeiras 3 páginas do livro da Júlia Pinheiro, ver qualquer coisa na televisão e depois bibinhas para aconchegar o estômago.

Depois do lanche é que é mais complicado porque a Maria não dorme até à hora de ir para a cama à noite e o pai só chega por volta das 6 horas a casa e às segundas é muito difícil entretê-la com o que quer que seja.
Felizmente a nossa amiga Isabel veio fazer-nos uma visita para ver a Maria e mostrar a barriguinha (está de 19 semanas de gestação) que está lindíssima. A minha filha adora-a e faz um enorme charme sempre que ela cá está. Ela ri, sorri, fala, brinca, tosse se a Isabel não lhe liga e até dorme uma sesta antes do banho! E assim foi. A Maria adormeceu por volta das 6.30 e se o pai não a acordasse para o banho às 7.30, nem sei a que horas iria jantar.

O ritual do dia foi cumprido: o pai despe enquanto a mãe prepara o banho, o pai dá banho enquanto a mãe prepara a roupa, fralda e cremes para depois, o pai veste e a mãe aquece o jantar e prepara as vitaminas e a fruta.

Até aqui tudo bem, o pior foi depois do jantar... por volta das 8.30 a mãe foi deitar a Maria, como habitualmente, e o pai ficou a fazer o jantar (uma bela salada óptima para a dieta). No entanto, visto a piolhinha ter dormido uma hora antes do jantar custou a pegar no sono , mas lá ficou. Ainda os pais não tinham começado a comer lá a ouvimos novamente. Desta vez foi o papá que lá foi mas ela queria era paródia. Conclusão: veio para a cozinha ter connosco e ainda brincou depois do nosso jantar. Só foi para a cama às 9.30 e mesmo assim a resmungar.

Ai a minha filha!... é claro que não acordou à 1 da manhã para beber leite mas sim às 3... O que vale é que bebe o leite a dormir e cama logo de seguida até de manhã.

Vamos lá ver como corre hoje o dia.... hoje é dia de passar a ferro.... :(

domingo, 19 de abril de 2009

À terceira vai ser de vez...

Ainda "acampados" na casa da avó Luísa, desde 5ª feira, fomos dar um passeio no Sábado de manhã.
O primeiro destino foi à Naturhouse para uma primeira consulta (vamos lá ver se é desta que consigo perder os 9 kg que me restam da gravidez) e depois um passeio na baixa de Faro.
Estacionamos o carro perto da Stª casa da Misericórdia e fomos a pé até ao Atrium que fica a meio da rua das lojas. Até aí tudo bem mas, assim que nos sentámos à mesa do café do centro comercial... ohhhhhh.... a minha filha tinha perdido um sapato..... e logo os sapatos de que tanto gosto.... o meu mais-que-tudo ficou a pedir os cafés e um bolito (a dieta só começa na 2ª) e lá fui eu em busca do sapato perdido. Mas nada.... nada de sapato....

Já na semana passada foi a minha sobrinha que ao entrarmos na Zara disse: "óia, tá excalça. a pima tá xem xapato!" (pois, a minha linda sobrinha só tem 3 aninhos...) Nessa altura eu procurei na Zara e o meu marido voltou ao café onde tinhamos estado e onde o sapato tinha ficado a apanhar um banhito de sol.
Agora tinha sido diferente. Como é que eu iria encontrar o sapato numa rua tão movimentada? Voltei para o café e guardei o sapatinho dentro da mala. Ao voltarmos para o carro decidimos percorrer o mesmo trajecto que tinhamos efectuado desde o carro e qual não foi o meu espanto quando o meu marido me disse: "Olha, o sapato está ali mais à frente, em cima do pino metálico."
Pois e não é que estava? Direitinho e quietinho à nossa espera, quase em frente ao Colombus. Fiquei mesmo feliz, só faltou pular de alegria feita tolinha como se tivesse encontrado algo de valor.
Fui contente para casa mas com uma certeza: à terceira vai ser de vez! Para a próxima acho que vai ser impossível recuperar o sapato...
Falando de outras coisas... já voltámos para casa e conseguimos dormir uma noite de seguida. iupiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Quase 7 meses...


Embora só agora tenha iniciado este blog, não acho justo privar os que o lêem de conhecerem a minha pequenina. A minha prematura rapidamente se transformou numa menina robusta e bem disposta. Foi há quase 7 meses que ela nasceu e às vezes parece que foi ontem.


Amo-te muito filha!


Não quero mais, obrigada...

Parece que é o que a minha filha me diz quando bebe leitinho de manhã e à tarde.

Se ela sempre gostou imenso de leitinho e fica muito feliz quando vê o biberão, de há uns dias para cá bebe cerca de 90 ml e começa a brincar com a tetina e a dar atenção a tudo o que a rodeia. Não é que a minha outrora migalhinha precise de ganhar peso, antes pelo contrário (68 cm com 8550kg), mas a quantidade diária de leite que um bebé ingere é importante, certo? E o pior é que se eu insisto para beber mais leite a Maria até bebe mas passado um pouco bolsa muito. O único leitinho que ela bebe realmente muito bem é o último da noite, por volta das 24.30, mas deve ser porque é meia a dormir.

Hoje experimentei dar-lhe um iogurte com fruta ao pequeno-almoço mas o esforço foi o mesmo... não comeu todo e o que comeu foi um autêntico favor que me fez. Não seria normal ela ter muita fome após ter passado 7 horas sem comer? Ai, ai.....

A minha mãe diz que pode ser dos dentes, que por vezes tira o apetite. Mas então porque é que ela continua a ter fominha ao almoço e ao jantar? Não será por ser comida sólida? Já não percebo nada. Desde que ela ande bem disposta não vou chatear a médica com estas dúvidas.

Aos 6 meses de idade a minha pipoca (pequenina, redondinha e docinha) é uma maravilha para dormir.
Ontem ficámos na casa da avó Luísa, em Faro, para os papás poderem ir jantar fora. Ela anda na fase de estranhar tudo e todos mas o pai deu o banhito e vestiu a Maria enquanto a mãe preparou o jantar da princesa e seguidamente lho deu, por volta das 19.45. Antes das 20.30 já a nossa menina dormia descansada e os papás rumaram ao restaurante mexicano. Hummmmmmmm.... que delícia... e as margueritas então........ e sabe tão bem ter estes momentos a dois. Já tinha saudades meu amor!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Vêm aí...

Pois é. Os dentes da minha filhota devem vir aí e com eles vêm litros de baba, rabinho assado, noites mal dormidas e muita rabugice. Uma festarola, portanto!

Esta noite descansei um pouco mais porque foi o papá que deu o leite à princesa (obrigada meu amor) mas as noites sem dormir duas horas de seguida já são tantas que não é com uma noite que consigo recuperar. Como diz uma grande amiga minha: "Isto de se ser mãe sem se ter uma interna não é fácil!" Sim, porque no dia seguinte cá está a mãezinha de pé pouco depois das sete a aguentar a energia de uma filha que de manhã palra pelos cotovelos e que ora quer colinho, ora quer espreguiçadeira, ora quer estar no tapete, ora quer sabe-se lá o quê.

E eu posso estar enganada, mas eu acho que os primeiros que irão nascer serão os caninos, lol...
Vai ser giro ter uma vampirinha cá em casa!

Hoje vou comprar um gel para as gengivas para ver se a garota se sente melhor. Isto porque embora a Maria não se queixe durante o dia, durante a noite chora e dá gritinhos enquanto dorme e nós não fazemos mais nada do que lhe colocar a chupa para ela se acalmar. Sim, não fazemos mais nada... dormir é mesmo para os outros....

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Finalmente um blog!

Ao fim de tantos meses em casa e depois de seguir diariamente tantos babyblogs, resolvi criar o meu próprio.

É claro que devo ter as mesmas dúvidas que outras pessoas já devem ter tido, do género:
  • não será que isto é uma patetice?
  • será que alguém vai ler?
  • não me irão achar ridícula?
  • terá algum interesse o que eu escrevo?
  • terei tempo e pachorra para actuaizar o blog?
  • terá a minha vida alguma importância?

Enfim... a ver vamos.


O meu objectivo é transmitir um pouco da minha nova vida, uma vida que começou no dia 26 de Setembro de 2008 por volta das 22.49 com o nascimento da minha filha Maria.


A minha filhota nasceu de 36 semanas de gestação (embora com 31 semanas de evolução, segundo as ecos) com 44,5 cm e 2170 kg. Era uma autêntica migalhinha, muito muito magrinha.


O parto foi provocado e correu muito bem. Foi parto natural com epidural (a qual recomendo).


A minha filha não teve que ficar na incubadora e passados 3 dias fomos para casa. Desde então a nossa vida tem sido completamente diferente, diferente de uma forma que eu nunca pensei. Não tanto em termos de dia-a-dia mas em termos de sentimentos e emoções.


Têm sido os seis meses mais felizes e completos da minha vida!